Cientistas desmentem afirmação que coronavírus veio do espaço

Cientistas desmentem afirmação que coronavírus veio do espaço
Compartilhe

Uma teoria absurda de que o coronavírus veio do espaço percorreu a internet nos últimos dias. A ideia ganhou força porque as pessoas estão assustadas com a pandemia do COVID – 19 que se espalhou pelo mundo.

----publicidade----

Recentemente, Chandra Wickramasinghe, um reconhecido astrônomo e astrobiólogo sugeriu que o vírus estaria em um cometa e um pedaço dessa rocha espacial pode ter caído na China em outubro de 2019.

De acordo com ele, cometas com vírus podem ter causado outros surtos no passado.

Cientistas reprovam ideia

Wickramasinghe até co-escreveu um livro com Fred Hoyle na década de 1970 chamado “Diseases from Space” e, por décadas, tentou provar que doenças como a SARS ou a gripe vieram do espaço.

No entanto, os cientistas reprovaram as suposições de Wickramasinghe de que qualquer doença desse tipo possa ter origens extraterrestres. Suas ideias foram consideradas pseudociência ou “má-ciência”.

“Seria quase impossível um vírus, como o coronavírus, sobreviver a radiação de uma viagem tão longa pelo espaço e ainda ao calor da entrada na atmosfera terrestre”, diz o astrobiólogo Graham Lau, que hospeda a série “Ask an Astrobiologist” da NASA.

“E mais: depois de tudo isso ainda infectar seres humanos ao aterrissar”, continua.

----publicidade----

Teoria da Panspermia e o coronavírus

A afirmação de Wickramasinghe está ligada à teoria da panspermia, uma teoria antiga, mas não comprovada, que propõe que a vida na Terra se originou com a ajuda de microorganismos e material biológico do espaço.

E embora ainda não haja evidências concretas de que a panspermia tenha ocorrido na Terra, em tese poderia acontecer.

“Materiais biológicos poderiam sim sobreviver em uma rocha espacial, permanecer adormecidos e continuar a sobreviver se fossem adequadamente protegidos da radiação no espaço e sobreviver ao processo de impactar a Terra. Inclusive já foram encontradas moléculas orgânicas como aminoácidos no interior de meteoritos”, esclarece Lau.

----publicidade----

No entanto, apesar dessas possibilidades teóricas, não há evidências confiáveis para mostrar que o novo coronavírus veio do espaço sideral. Para ele, o novo coronavírus, chamado SARS-CoV-2, se alinha com tudo o que se sabe sobre vírus terrestres.

Coronavírus veio do espaço?

Lau explica que a possibilidade de um vírus vir do espaço e infectar a população seria uma descoberta única e inovadora.

“Se fosse verdade, Wickramasinghe simplesmente não teria evidências para apoiar suas alegações. Reivindicações extraordinárias exigem evidências extraordinárias”, propõe Graham Lau.

“Mesmo que seja uma ideia interessante, nós simplesmente não temos nenhum motivo para aceitá-la agora”, finaliza.

FONTE

Redação Vigília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

As esferas voadoras na história da Ufologia Aviões e óvnis O que caiu em Caieiras na noite de 13 de junho de 2022? Extraterrestres: é a ciência quem diz! As etapas da pressão sobre o governo dos EUA em relação aos óvnis/UAP
Deseja receber notificações de notícias atualizadas do Portal Vigília no celular? SIM! QUERO! Não
×