“Humanos nunca migrarão para outros planetas”, diz ganhador do Nobel de Física

Compartilhe

Os seres humanos nunca migrarão para outros planetas. A afirmação é do ganhador do Nobel de Física Michel Mayor. Ele recebeu nesta semana o prêmio pela descoberta do primeiro planeta em outro sistema solar.

----publicidade----

Na ocasião ele falou sobre as viagens interplanetárias à a Agência France-Presse (AFP).

Segundo Mayor, os seres humanos não migrarão para fora do Sistema Solar porque levaria muito tempo para chegar lá.

“Se estamos falando de exoplanetas, as coisas devem ficar claras: não vamos migrar para lá”, afirmou o astrônomo suíço de 77 anos, então professor da Universidade de Genebra.

Nunca migrarão para outros planetas

“Esses planetas estão muito, muito distantes. Mesmo no caso mais otimista de um planeta habitável que esteja há algumas dezenas de anos-luz, o que não é muito, sua distância é considerável ”, acrescentou.

“Estamos falando de centenas de milhões de dias usando os meios que temos disponíveis hoje”, emendou.

De acordo com Mayor, é importante que repensemos o discurso de que temos a alternativa de juntar nossas e partir de vez para outro sistema planetário no caso de as coisas derem errado aqui na Terra.

----publicidade----

“Estamos falando de uma viagem centenas de milhões de dias usando os meios disponíveis hoje. Devemos cuidar de nosso planeta, que é bonito e continua absolutamente vivível”, disse.

Mayor e os exoplanetas

Usando instrumentos feitos sob medida em seu observatório no sul da França, Mayor e seu aluno Didier Queloz descobriram em outubro de 1995 o que antes existia apenas na ficção científica: um planeta fora do Sistema Solar da Terra. Desde então, mais de 4.000 exoplanetas foram encontrados em nossa galáxia.

“Era uma pergunta muito antiga que foi debatida pelos filósofos: existem outros mundos no universo?”, explicou Mayor.

----publicidade----

“Procurávamos planetas que seriam os mais próximos de nós e que pudessem parecer com a Terra. Juntamente com meu colega começamos essa busca por planetas e mostramos que era possível estudá-los”, acrescentou.

_________________

Leia Também

Dois bilhões de planetas na galáxia podem ser como a Terra, diz estudo

Cientistas encontram água em planeta potencialmente habitável

NASA descobre novo planeta com 80% da massa da Terra

_________________

Ele disse, entretanto, que cabe às próximas gerações responder se há ou não vida em outros planetas. “Hoje nós não sabemos. A única maneira de fazer isso é desenvolver técnicas que nos permitam detectar a vida à distância”, finalizou.

Redação Vigília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

×