James Webb: telescópio que “abrirá janelas no universo” vai ao espaço em dezembro
Após 25 anos desde que começou a ser construído finalmente será enviado ao espaço o poderoso Telescópio Espacial James Webb (JWST). Sucessor do Telescópio Espacial Hubble, James Webb está programado para ser lançado no próximo dia 18 de dezembro.
O equipamento vai ao espaço a bordo de um foguete Ariane 5 e seu lançamento acontecerá de uma base Europeia em Kourou, na Guiana Francesa.
A missão do telescópio James Webb
Cerca de 28 minutos após a decolagem, James Webb se desconectará de seu veículo de lançamento e iniciará “a mais complexa sequência de implantações já tentada em uma única missão espacial”, de acordo com a NASA.
Nesta implantação, irá desdobrar seu escudo solar várias vezes no espaço. Quando finalmente estiver em posição – orbitando o Sol a 1,5 milhão de quilômetros da Terra – o telescópio espacial promete uma revolução astronômica.
Graças ao seu espelho dourado de 6,5 metros e câmeras extremamente sensíveis, James Webb será capaz de procurar por sinais de vida alienígena detectando se as atmosferas de planetas orbitando estrelas próximas estão sendo modificadas por essa vida.
Observando a luz infravermelha ele irá perscrutar o mais distante alcance do universo e verá, portanto, para trás no tempo.
Abrindo as janelas do universo
A expectativa é que a humanidade possa “aprender sobre as origens do nosso universo desde a formação de planetas até a matéria escura”.
Para a professora Gillian Wright, principal cientista do instrumento Mid-InfraRed liderado pelo Reino Unido, nós nunca tivemos acesso a algo tão grande no espaço antes.
“Dizer que um telescópio “abrirá janelas no Universo” soa meio fictício, mas com James Webb é realmente verdade”, explica.
Ao longo de 25 anos desde o início do desenvolvimento estima-se que James Webb custou à Nasa US $ 9,7 bilhões no total.
O projeto do Telescópio Espacial James Webb é liderada pela Nasa, mas trata-se de uma joint venture com as agências espaciais europeia e canadense.
________
Leia também:
NASA planeja construir telescópio gigante em uma cratera da Lua
Construção de telescópio gigante pode ser a chave para busca de vida extraterrestre
Óvni misterioso é flagrado observando telescópio da NASA
_________
O enorme observatório espacial sucederá o Hubble com um espelho seis vezes maior e um protetor solar do tamanho de uma quadra de tênis
O telescópio espacial Hubble foi lançado em 1990 e transformou nossa visão do cosmos. Mas o observatório veterano está restrito a quão profundamente no Universo ele pode ver e, por extensão, quão longe no tempo ele pode sondar.
O Hubble já não consegue detectar a luz que vem da ignição da primeira população de estrelas, há mais de 13 bilhões de anos.