NASA descobre primeiro planeta orbitando duas estrelas (vídeo)

O telescópio TESS da NASA – enviado ao espaço em 2018 – descobriu o primeiro planeta circumbinário tipo Tatooine, que orbita duas estrelas em vez de uma.
A descoberta foi anunciada na segunda-feira, 6, durante a 235ª reunião da Sociedade Astronômica Americana, realizada este ano em Honolulu, no Havaí.
Batizado de TOI 1338 b, o exoplaneta – da categoria de planetas que não orbitam o nosso Sol –fica a cerca de 1.300 anos-luz de distância na constelação de Pictor. E embora uma de suas estrelas seja um pouco maior que o nosso próprio sol, a outra é uma pequena anã vermelha com apenas 30% da massa do sol.
As duas estrelas também estão bastante próximas, orbitando uma a outra a cada 14,6 dias. Mas o planeta TOI 1338 b traça um caminho mais amplo ao redor do par, levando cerca de 95 dias para concluir uma única órbita.
Das cerca de duas dúzias de planetas circumbinários atualmente conhecidos, 12 foram descobertos pelo telescópio espacial Kepler da NASA. Mas, ao contrário do Kepler, o TESS foi projetado para encontrar exoplanetas em torno das estrelas mais próximas e brilhantes.
Ao identificar esses mundos, o TESS está preparando o cenário para futuras observações de acompanhamento com telescópios mais avançados, como o próximo Telescópio Espacial James Webb, que está previsto para ser lançado em 2021.
Veja a animação Feita pela NASA: