Voo comercial da Azul reporta óvni sobre Bom Retiro, em Santa Catarina
Os pilotos do voo Azul 4517 que saiu de São Paulo com destino a Porto Alegre levaram um susto ao avistarem um óvni no meio do caminho no último sábado, 22 de outubro de 2022, próximo a Bom Retiro, em Santa Catarina.
A aeronave, um Airbus A320 de prefixo PR-YRX, reportou ao controle de tráfego aéreo o avistamento de uma luz “como se fosse um farol de aeronave” girando 360º. O fato ocorreu às 22h30 da noite e, apesar da intensidade da luz, o controle confirmou que não havia nada no radar que explicasse a aparição.
“O que eu posso informar para a senhorita é que parece um farol de uma aeronave fazendo um 360”, disse o piloto à controladora de voo.
Os pilotos reportaram ainda que o farol estava intermitente e com movimentos aleatórios, permanecendo como um farol de outra aeronave lateralizado ao Airbus por um tempo até prosseguiu em direção a uma lagoa próxima e desaparecer de vista. O áudio das comunicações entre o voo Azul 4517 e o controle de voo foi disponibilizado no Youtube pelo canal “Câmera Aeroporto Salgado Filho BrAmigos”.
Em um dos momentos, o piloto comenta que “não existia um padrão de circuito de tráfego” no movimento da luz, tratando-se de “um movimento aleatório”. O controle de tráfego insiste para que o piloto continue informando o que vê, e em outro momento da gravação ele descreve que “aparece e some, aparece e some, várias vezes durante nosso voo”.
Já ao final das comunicações, a controladora de tráfego aéreo informa aos pilotos do voo Azul 4517 que passaria o número de contato da Defesa Aérea, para que eles passassem a maior quantidade possível de informações sobre o óvni.
Relatos de óvnis por pilotos em voo como da Azul são frequentes
Avistamentos de objetos voadores não identificados por pilotos de linhas aéreas comerciais como aconteceu com a aeronave da Azul e voos militares não são incomuns. No passado, no entanto, menos profissionais reportavam os episódios e os casos em geral eram mantidos em sigilo pela Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pelo monitoramento do tráfego aéreo no país.
Apesar do mistério em torno dos casos, alguns episódios ganharam grande repercussão, como o voo Vasp 169, entre Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro, em fevereiro de 1982. Reportado pelo comandante Gerson Maciel de Brito, o avistamento entrou para a história como sendo uma das aparições presenciadas pelo maior grupo de pessoas já registradas. Boa parte dos 150 passageiros puderam observar o fenômeno.
Em maio de 1986 ficaria famoso outro caso, considerado um dos mais importantes do mundo: a Noite Oficial dos Óvnis. Naquela aparição, dezenas de objetos foram observados por pilotos militares e rastreados em sistemas de radar sobre os céus entre Rio de Janeiro e São Paulo, operando a velocidades incríveis e desenvolvendo manobras que deixaram os pilotos de caças atônitos.
Após esse período, o assunto passou a ser tratado sob uma cortina de ferro pela Força Aérea Brasileira, que negava episódios de avistamentos simultâneos à “vetorização radar”, ou seja detecção dos objetos avistados por equipamentos em solo. Isso até o vazamento de uma transcrição de comunicação de voo sigilosa, em poder da defesa aérea brasileira, divulgada em 2001 pelo Portal Vigília.
Tratava-se do ofício CHF/S-0222, de 13 de junho de 1989, emitido pelo Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP). O documento encaminhava ao então principal órgão de monitoramento do espaço aéreo no país, o Nucomdabra (que mais tarde seria rebatizado de Comdabra), a transcrição da conversa entre o piloto do voo TAM 573, em junho de 1989, e o controle de voo. O piloto avistou na região de Americana, no Interior de São Paulo, um objeto luminoso circular que descreveu ter cerca de 50 metros de diâmetro.
O comandante do avião reporta que a luz piscava, e pede autorização — e recebe — para desviar a aeronave e voltar a sobrevoar o objeto. Neste momento recebe a informação do controle de que a intermitência luminosa do gigantesco óvni reproduzia exatamente seu comportamento intermitente na tela do radar. O avistamento durou certa de 35 minutos.
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