Piloto filma 12 luzes estranhas sobre o Pacífico: “não sei o que é isso”
Um vídeo de luzes estranhas obtido por um piloto de uma aeronave comercial ao sobrevoar o Oceano Pacífico viralizou na Internet na última semana e e rapidamente despertou o interesse da mídia tradicional. O que seriam as cerca de 12 luzes registradas pelo observador experiente com a câmera do celular em pleno voo?
A filmagem foi reproduzida em centenas de perfis de Youtube e demais redes sociais e acabou chamando a atenção de uma grande quantidade de veículos de notícias da mídia tradicional.
A imagem mostra um conjunto de três fileiras de luzes que se comporta exatamente do mesmo jeito, em sincronia: conforme uma luz se acende na frente da fileira, uma luz se apaga ao final. Durante a gravação, de menos de um minuto, o tempo todo pelo menos nove luzes estão visíveis, e, em alguns momentos, até 12 luzes ficam visíveis simultaneamente.
Enquanto registra o curioso fenômeno, o piloto não esconde sua surpresa e isso fica bem evidente na gravação:
“Não sei o que é isso. Isso é uma m***a estranha. Isso é algo voando”, comenta.
Um dos primeiros canais do Youtube a divulgar o vídeo
Embora o caso tenha alcançado bastante repercussão agora, a filmagem foi originalmente obtida em 24 de novembro desse ano (2021), às 5 horas da madrugada no horário local. Ela faz parte da base de dados da Mutual UFO Network (MUFON), considerada a maior organização de coleta de informações e pesquisas ufológicas do planeta.
Trata-se do caso registrado sob número 119564, disponível na plataforma Ufostalker, um gigantesco banco de dados onde os avistamentos de óvnis, potenciais encontros com alienígenas e até eventuais relatos de abduções podem ser cadastrados voluntariamente para serem posteriormente revisados pela organização.
Óvnis sobrevoando o Pacífico perto da China
Na descrição anonimamente exibida na plataforma, o piloto relatou que estava sobre o Mar do Sul da China, a 39.000 pés de altitude.
“9 luzes visíveis no vídeo, então se torna 12 luzes em formação; o objeto mais próximo desaparece e mais 3 objetos reaparecem do lado de fora da formação”, escreveu o piloto.
A testemunha descreve ainda que as luzes desaparecem lentamente, o que fica bem visível no vídeo a partir dos 35 segundos de duração. No relatório, no entanto, o piloto escreveu que o tempo total de avistamento foi de cerca de 5 minutos.
Nas diversas postagens geradas após a divulgação do vídeo, houve quem visse alguma semelhança entre o comportamento das estranhas luzes sobre o mar da China e os “flares” utilizados por aviões militares para despistar mísseis inimigos.
Enquanto a possibilidade de um exercício militar não pode ser totalmente descartada, fica aos leitores do Portal Vigília uma sugestão de vídeo de flares sendo lançados por uma aeronave Hércules C-130 durante uma demonstração numa feira aérea.
Embora guarde semelhanças, a cadência, a frequência e o traçado de fumaça das luzes podem gerar dúvidas. Além da impossibilidade de identificar no vídeo da China — apesar da excelente qualidade — uma ou mais aeronaves que as pudessem estar causando.
O que eram as luzes realmente, talvez nunca saibamos. Mas o fato é que a região tem um espaço aéreo conturbado, vivendo momentos de tensão constantes com disputas de direitos sobre os território entre China, Taiwan, Malásia, Vietnã, Filipinas e Brunei.
___________________
LEIA TAMBÉM
Pilotos comerciais do Paquistão filmam óvni “extremamente brilhante”
Dois aviões relatam encontro com óvni verde e brilhante no Canadá
Resposta da FAA reforça tese de UFO visto por piloto no Novo México