Projeto Sky Canada: governo canadense lança estudo oficial sobre óvnis

Projeto Sky Canada: governo canadense lança estudo oficial sobre óvnis
Projeto Sky Canada. Imagem ilustrativa. Crédito: Ander Navarro/Bluewillow
Compartilhe

Um estudo oficial sobre “fenômenos aéreos não identificados” (UAP, na sigla em inglês), como são chamados nos meios oficiais os óvnis, foi lançado pelo governo canadense sob o nome “Projeto Sky Canada”. O estudo é conduzido pelo Escritório do Conselheiro Científico Chefe do país e é o primeiro esforço oficial canadense de pesquisa de óvnis em quase 30 anos.

----publicidade----

O projeto visa entender como os relatórios de UAP são tratados no Canadá e oferecer recomendações de melhorias, se necessário. O estudo planeja coletar informações no inverno e na primavera antes de preparar um relatório interno preliminar no outono e um relatório público final no inverno ou primavera de 2024. O documento de nove páginas foi compartilhado com organizações federais e circula anonimamente.

O documento inclui colaboração com oficiais americanos que estão estudando UAP, além de incentivar a transparência e o acesso à informação para “evitar teorias conspiratórias” e auxiliar a segurança nacional para “evitar intrusões não detectadas”. Apesar disso, o projeto não tem a intenção de transformar o Escritório do Conselheiro Científico Chefe em “o principal ponto de contato para canadenses que desejam relatar observações”.

A apresentação de nove páginas está circulando atualmente dentro das organizações federais que foram abordadas para fornecer informações, incluindo a Transport Canada, a Agência Espacial Canadense e a Polícia Montada do Canadá. O site CTVNews.ca teve acesso a uma cópia de documento graças a uma fonte do governo com conhecimento do projeto, sob condição de anonimato. Em um e-mail para o jornalístico, o Escritório do Consultor-Chefe de Ciência confirmou a autenticidade do documento.

“Qualquer tecnologia emergente ou fenômeno inexplicável que é relatado na mídia é de interesse para o nosso escritório”, disse um porta-voz ao CTVNews.ca.

A página 4 da apresentação destaca as motivações por trás do Projeto Sky Canada, que incluem apoiar a ciência para “documentar fenômenos naturais raros”, encorajar a transparência e acesso à informação para “prevenir teorias conspiratórias” e ajudar na segurança nacional para “prevenir intrusões não detectadas”.

Também lista a preparação para colaboração com oficiais dos EUA, onde tanto o Pentágono quanto a NASA estão estudando UAPs, bem como a resposta a “um pedido oficial” para “realizar um estudo abrangente sobre UAPs no Canadá” do membro conservador do parlamento para Brandon-Souris em Manitoba, Larry Maguire.

----publicidade----

“O projeto do Consultor Chefe de Ciência é um sinal para o governo, a comunidade científica, a mídia e o parlamento de que eles não podem mais ignorar isso”, disse Maguire ao CTVNews.ca. Maguire tem defendido publicamente um programa como este desde maio de 2022. “A grande maioria dos relatos deve ser explicável e é aí que precisamos que o Projeto Sky Canada apresente um plano científico para fazê-lo. O governo precisa determinar rapidamente e com precisão o que está em nossos céus com um alto grau de confiança.”

A notícia do projeto vem em meio ao crescente interesse nos fenômenos aéreos não identificados após a derrubada, em fevereiro de 2023, de um balão chinês supostamente espião e três objetos não identificados no espaço aéreo norte-americano.

O cargo de Consultor Chefe de Ciência do Canadá foi criado em 2017 para promover a independência científica e fornecer conselhos imparciais ao primeiro-ministro e ao gabinete. Liderado pela cientista cardiovascular e ex-vice-presidente de pesquisa da Universidade de Ottawa Mona Nemer, o escritório publicou relatórios sobre temas como COVID-19, aquicultura e ciência aberta. Atualmente, possui uma equipe de cerca de 20 pessoas e um orçamento anual de quase 4 milhões de dólares. Operando a distância do governo, Nemer se reporta ao primeiro-ministro Justin Trudeau e ao Ministro da Inovação, Ciência e Indústria François-Philippe Champagne.

----publicidade----

Talvez o legislador canadense mais vocal sobre o assunto, Maguire pediu publicamente que o Consultor Chefe de Ciência investigasse o assunto em um artigo de opinião em 12 de maio, uma reunião do comitê parlamentar em 18 de maio, e em uma carta em agosto do ano passado endereçada a Nemer.

Com o Projeto Sky Canadá, o país seguirá o exemplo dos Estados Unidos, onde o assunto está sendo estudado tanto pelo Pentágono quanto pela NASA. Um relatório de destaque de junho de 2021 de autoridades de inteligência dos EUA descreveu avistamentos militares recentes, incluindo UAPs que pareciam “manobrar abruptamente ou se mover a uma velocidade considerável, sem meios discerníveis de propulsão”. A NASA deve publicar seu próprio relatório sobre UAPs em meados de 2023.

O pesquisador de óvnis e escritor científico Chris Rutkowski, de Winnipeg, ressaltou que o último envolvimento oficial conhecido do Canadá no assunto óvnis ocorreu em 1995, quando o Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá parou de coletar relatórios.

Registros revisados ​​pelo site CTVNews.ca mostram que o Escritório do Conselheiro Científico Chefe do Canadá vem investigando o assunto desde pelo menos meados de 2021, ao mesmo tempo em que o então ministro da Defesa do Canadá, Harjit Sajjan, recebeu um briefing sobre UAP de sua equipe. O estudo sobre fenômenos aéreos não identificados pelo Escritório do Conselheiro Científico Chefe do Canadá culminará na divulgação de um relatório público até meados de 2024.

______________________

LEIA TAMBÉM:

Canadá confirma derrubada de óvni cilíndrico em seu espaço aéreo

Site consegue 20 anos de documentos sobre óvnis do governo do Canadá

Dois aviões relatam encontro com óvni verde e brilhante no Canadá

Ex-ministro canadense diz que extraterrestres trabalham em parceria com os EUA

Redação Vigília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

×