Radiotelescópio chinês acaba de captar sinais repetidos vindos do espaço

Radiotelescópio chinês acaba de captar sinais repetidos vindos do espaço
Compartilhe

O gigantesco radiotelescópio chinês FAST, o maior do mundo de sua categoria, acaba de captar mais de uma centena de misteriosos sinais repetidos vindos do espaço.

----publicidade----

A detecção passou por uma série de checagens e os cientistas conseguiram descobrir a região do espaço de onde os sinais vêm. Entretanto, não descobriram sua origem.

Segundo a agência chinesa de astronomia Xinhua, todos os sinais são provenientes de uma mesma região, localizada a cerca de três bilhões de anos-luz da Terra.

Pulsos ultrarrápidos

A agência explicou que o FAST captou, na verdade, pequenos pulsos de rádio ultrarrápidos, conhecidos como FRBs, que se originam no universo.

Os especialistas estão analisando e cruzando esses sinais para tentar entender melhor sua origem e porque eles surgem.

De acordo com os astrônomos as explosões rápidas de rádio são frequentes e aparecem em intervalos aparentemente aleatórios. Entretanto, um sinal em particular, conhecido como FRB 121102, tem aparecido repetidamente.

Sinais repetidos

Ninguém sabe o que cria FRBs, e isso é parte do que os torna tão misteriosos para os cientistas.

----publicidade----

“Esse evento em particular foi especialmente significativo porque nenhum outro telescópio na Terra jamais detectou tantas repetições do sinal em um período tão curto de tempo”, explica Jiang Peng, engenheiro-chefe da FAST, em comunicado.

Uma teoria predominante é que as explosões de rádio são um efeito colateral das estrelas de nêutrons colidindo com buracos negros.

Outro sugere que eles são produzidos pelos chamados ‘magnetares’ – estrelas de nêutrons com campos magnéticos incrivelmente poderosos.

----publicidade----

___________________

Leia Também:

Cientistas encontram água em planeta potencialmente habitável

Astrônomo diz que buraco negro recém-descoberto pode engolir todo o Universo

Primeiro hotel espacial é revelado e viagens começam em 2025 (Vídeo)

____________________

Sobre o FAST

O radiotelescópio chinês FAST possui 4.450 painéis individuais e está instalado em uma bacia natural em Dawodang, Guizhou, sudoeste da China. Ele tem o formato de prato e possui de 500 metros de diâmetro. Fixo, não pode ser apontado, mas é o dispositivo de audição mais sensível e o maior dispositivo de abertura cheia do mundo.

Construído em cinco anos e a um custo de US$ 200 milhões, ele abriga pesquisas de astrônomos de todo o mundo, trabalhando em projetos cobre exoplanetas, ondas gravitacionais e raios cósmicos, entre outros.

FONTE

Redação Vigília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

As esferas voadoras na história da Ufologia Aviões e óvnis O que caiu em Caieiras na noite de 13 de junho de 2022? Extraterrestres: é a ciência quem diz! As etapas da pressão sobre o governo dos EUA em relação aos óvnis/UAP
Deseja receber notificações de notícias atualizadas do Portal Vigília no celular? SIM! QUERO! Não
×