Sentient: sistema secreto da NRO capturou possível óvni “Tic Tac” em 2021
Documentos altamente classificados obtidos pelo site The Black Vault, especializado em conseguir informações através da Lei de Liberdade de Informações nos EUA (FOIA), sugerem que um objeto semelhante ao famoso óvni Tic Tac foi detectado novamente em 2021, desta vez por sistema de vigilância altamente secreto da Agência Nacional de Reconhecimento (NRO) dos EUA, o Sentient.
Os detalhes da operação e funcionalidades do “Sentient” (ou senciente, em tradução literal) são secretos, mas ele já foi descrito como uma ferramenta de análise capaz de processar uma enorme quantidade de dados de todos os formatos. Segundo fontes militares, consegue contextualizar informações e até antecipar o futuro, apontando satélites e todo tipo de dispositivos de vigilância e sensores para onde precisar.
O público foi apresentado ao termo “Tic Tac” pela primeira vez em 2017, depois que o piloto aposentado da Marinha, David Fravor, falou publicamente sobre sua experiência com um objeto não identificado que ele descreveu como semelhante à balinha homônima: branco em forma de cápsula. Desde então, a comunidade de UAPs (fenômenos aéreos não identificados, ou óvnis) tem usado o termo para descrever objetos similares vistos em outras ocasiões.
Os documentos não fornecem muitas informações sobre a detecção em si, mas afirmam que ela foi feita por meio de um sistema de vigilância altamente avançado da NRO, Sentient, em fevereiro de 2021. A NRO é uma agência de inteligência dos EUA responsável pela coleta de informações por meio de satélites e outros sistemas de vigilância avançados.
Embora os detalhes sobre a detecção sejam escassos, ela sugere que o interesse do governo dos EUA em UAPs e objetos semelhantes a Tic Tacs continua a ser uma questão de importância nacional e de segurança. O fato de que a detecção foi feita por um sistema altamente classificado da NRO também destaca a sensibilidade dessas informações e a necessidade de manter segredo sobre a capacidade de vigilância avançada do governo.
O The Black Vault continua a buscar mais informações sobre esta detecção e outras relacionadas a UAPs, em sua busca para desclassificar e disponibilizar documentos governamentais relacionados a fenômenos aéreos não identificados.
De acordo com o jornalista investigativo e entusiasta da Ufologia George Knapp, a detecção foi relatada por uma fonte confiável, mas as informações disponíveis sobre o incidente ainda são limitadas.
“Ainda estou tentando juntar mais informações, mas posso dizer que as informações que recebi vêm de uma fonte confiável”, disse Knapp em entrevista.
Knapp também observou que é importante ter em mente que, embora a detecção possa ser interessante do ponto de vista dos UAPs, ela não fornece informações definitivas sobre a natureza desses objetos.
“Acho que é um lembrete útil de que, embora haja muita especulação e interesse sobre o Tic Tac e outros objetos semelhantes, ainda estamos muito longe de entender o que são e de onde vêm”, disse Knapp.
Mesmo que as informações sobre a detecção sejam limitadas, a descoberta sugere que o governo dos EUA continua a monitorar objetos semelhantes ao Tic Tac relatado em 2017 e outros UAPs, o que pode ter implicações significativas para a segurança nacional e para nossa compreensão do universo ao nosso redor.
É possível que o óvni flagrado fizesse parte de uma operação de vigilância, exercício de treinamento ou de várias outras possibilidades, mas permanece pura especulação. O The Black Vault apresentou pedidos adicionais de liberação de informações com base na FOIA na esperança de revelar mais detalhes e imagens da observação e o site garante publicá-los se obtiver respostas.
O documento original a respeito da detecção, com várias partes censuradas pelo Departamento de Defesa dos EUA, está disponível no site do The Black Vault, neste link.
_________________
LEIA TAMBÉM:
Área 51: supostas novas entradas subterrâneas são descobertas em Nevada
EUA libera mais de 1500 páginas de documentos secretos sobre óvnis
Objeto interestelar caiu na Terra e segredo impediu divulgação