Cabana misteriosa: o que é o “cubo” no lado oculto da Lua?
A imagem de uma espécie de cubo capturada pelo rover Yutu-2, da China — o primeiro veículo humano a operar remotamente no lado oculto da Lua — está gerando grande especulação na Internet. Enquanto internautas e alguns entusiastas da Ufologia apostam na possibilidade de encontrarmos o rastro da existência de uma civilização antiga no satélite da Terra, especialistas correm para desmentir a tese e assegurar que trata-se apenas de efeito de luz e sombra numa rocha.
O programa espacial chinês entrou para a história de forma incrível nos últimos anos, com vários acertos. O primeiro pouso no lado oculto da Lua (missão Chang’e 4) e a colocação de um robô no satélite, em 2019, foi uma dessas conquistas. De lá para cá os chineses também colocaram um robô em Marte já na primeira tentativa de chegar ao solo do Planeta Vermelho e alcançaram a órbita permanente da Terra com sua nova estação espacial.
Agora a China conseguiu incendiar o interesse da Internet na Lua, após 1 ano e 11 meses de missão do rover Yutu-2. O robozinho fez um intrigante registro no lado oculto do satélite natural: na foto é possível ver ao fundo um objeto que lembra um cubo ou uma estrutura retangular.
Logo que a imagem foi divulgada pela Agência Espacial Chinesa (CNSA), ganhou repercussão no Twitter do jornalista Andrew Jones, correspondente do SpaceNews Inc e especializado no programa especial chinês. Então começaram a circular na rede as discussões acaloradas (e, junto, os memes). Um cubo? Uma cabana na Lua? Ou algum tipo de rocha comum do satélite natural da Terra, registrado sob condições de luz e sombra peculiares? O próprio Andrew Jones
So yeah, it's not an obelisk or aliens, but certainly something to check out, and hard to discern much from the image. But large boulders (right) are sometimes excavated by impacts, as seen by the Chang'e-3 mission, which launched 8 years ago on Dec 1. [CNSA/CLEP] pic.twitter.com/ifOIFr4oQI
— Andrew Jones (@AJ_FI) December 3, 2021
O próprio Andrew Jones parece acreditar tratar-se de uma rocha. Num segundo tuíte sobre o tema, ele ressaltou que “grandes rochas às vezes são escavadas por impactos.
“Então, sim, não é um obelisco ou alienígenas, mas certamente algo para verificar, e difícil de discernir muito a partir da imagem. Mas grandes rochas (à direita) às vezes são escavadas por impactos”, opinou Jones
Uma cabana ou cubo lunar?
Segundo informou a CNSA, a fotografia foi feita a uma distância de aproximadamente 80 metros da estrutura, no dia 3 de dezembro. Ela está localizada na cratera Von Kármán, e foi prontamente batizada pelos chineses de “cabana misteriosa”.
Imediatamente após a divulgação da foto, para resolver o mistério, a CNSA já anunciou que enviará o rover ao local.
Movido a energia solar, o robô precisará de cerca de três lunações (período entre duas luas novas consecutivas), ou seja, aproximadamente 3 meses na Terra, para cobrir a distância. Sim, o “lado oculto” da Lua recebe luz solar; só ganhou esse nome porque nunca fica visível para a Terra. Um dia lunar dura cerca de 29,5 dias terrestres.
_________
LEIA TAMBÉM:
Astrônomos descobrem estrutura gigante de metal abaixo da maior cratera da Lua
Signatário de Tratado Internacional, Brasil se comprometeu a não explodir a Lua
Descoberta de sal em Marte pode significar que já houve vida alienígena no planeta