Luzes de Phoenix: 26 anos do mistério ufológico que ainda intriga os EUA

Luzes de Phoenix: 26 anos do mistério ufológico que ainda intriga os EUA
Muitos moradores e veículos de imprensa registraram o estranho fenômeno das luzes de Phoenix (Repodução/Youtube)
Compartilhe

No último dia 13 de março de 2023 um fenômeno inexplicável que ocorreu no céu de Phoenix, Arizona completou 26 anos como um dos maiores mistérios ufológicos dos EUA. Em 13 de março de 1997, milhares de pessoas relataram ter visto uma formação de luzes em formato de “V” pairando sobre a cidade. Esse evento ficou conhecido como “As Luzes de Phoenix”.

----publicidade----

Algumas filmagens foram feitas naquele dia e a cobertura da imprensa foi bastante grande. Embora muitas pessoas tenham relatado ter visto as luzes, as autoridades afirmaram que se tratava de aviões militares em formação. No entanto, essa explicação não convenceu muitos dos que testemunharam o evento. Uma das teorias mais populares é de que se tratava de fato de um gigantesco óvni (objeto voador não identificado) ou de uma nave extraterrestre.

As luzes de Phoenix foram avistadas por milhares de pessoas entre 18h30 e 22h30, em uma área de cerca de 480 km, desde a linha do Nevada até a borda de Tucson. Algumas testemunhas descreveram ter visto o que parecia ser um enorme óvni escuro em forma de esquadro ou triângulo, contendo cinco luzes esféricas. Parte delas disse que a uma estrutura escura impedia a visão das estrelas no espaço entre as luzes esféricas.

A primeira pessoa a relatar ter visto as luzes fez isso por volta das 18h55. O homem, cuja identidade permanece desconhecida, disse que viu uma “formação em V” nos céus perto de Henderson, Nevada. Outras testemunhas relataram ver um grupo de esferas ou orbes brancos e avermelhados pairando sobre Prescott, Arizona. Até hoje há a suspeita de que havia dois grupos distintos de óvnis no céu: um conjunto de orbes individuais e outro objeto, em forma de V.

O comportamento do governador do Arizona na época, Fife Symington, chamou atenção. No dia seguinte ao ocorrido, ele convocou uma coletiva de imprensa na qual ridicularizou o episódio, dizendo que os avistamentos eram de uma “espaçonave alienígena”. Ele até mesmo trouxe um assistente fantasiado de ET para a coletiva, o que gerou ainda mais polêmica.

No entanto, anos depois, Symington mudou de posição e disse que havia testemunhado as luzes ele mesmo, e que não acreditava que se tratava de algo que tivesse uma explicação convencional. Em uma entrevista em 2007, ele disse: “Eu não sei o que eram aquelas luzes, mas eu sei o qu não eram. Elas não eram aviões e não sei quem as construiu”.

“Eu não sei o que eram aquelas luzes, mas eu sei o qu não eram. Elas não eram aviões e não sei quem as construiu”.

Ex-governador do Arizona, Fife Symington

A explicação oficial da Força Aérea dos EUA para as luzes de Phoenix foi que elas eram resultado de um exercício de treinamento militar. Os militares norte-americanos afirmaram que o primeiro grupo de luzes foi identificado como uma formação de aeronaves A-10 Warthog voando sobre Phoenix enquanto retornavam para a Base Aérea Davis-Monthan. O segundo grupo de luzes foi identificado como sinalizadores lançados por outro voo de aeronaves A-10 que estavam em exercícios de treinamento na Faixa Barry Goldwater no sudoeste do Arizona.

----publicidade----

Desde então, as Luzes de Phoenix continuam sendo um mistério não resolvido. Alguns acreditaram na explicação oficial, mas a maioria dos moradores e praticamente tosos os entusiastas da Ufologia sustentam a teoria do óvni. Há muitas testemunhas que afirmam ter visto algo inexplicável naquela noite. Como disse Frances Barwood, ex-membro do conselho municipal de Phoenix, em uma entrevista: “Eu nunca vou esquecer as luzes. Foi a coisa mais incrível que eu já vi”.

_________________________________

LEIA TAMBÉM:

----publicidade----

Piloto filma 12 luzes estranhas sobre o Pacífico: “não sei o que é isso”

O que são as luzes vermelhas filmadas no céu de São Paulo?

Avistamento em Phoenix (EUA) faz aumentar interesse em UFOs

Ao sobrevoar deserto do Arizona, pilotos comerciais relatam OVNI

 

Redação Vigília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

×