Rovers de Marte: “Percy” consegue amostras e chinês Zhurong envia novas fotos

Rovers de Marte: “Percy” consegue amostras e chinês Zhurong envia novas fotos
Como evoluíram as missões em Marte - Percy consegue amostras e chinês Zhurong envia novas fotos (Imagens CNSA)
Compartilhe

Os mais recentes veículos-robô da humanidade em Marte, o norte-americano Perseverance (ou Percy, como a comunidade científica já o apelidou) e o rover chinês Zhurong, da missão Tianwen-1, continuam desenvolvendo intensas atividades de pesquisa e levantamento (inclusive fotográfico) na superfície do planeta vermelho. Na última semana, ambos concluíram etapas importantes de sua programação no planeta vizinho.

----publicidade----

Os técnicos da NASA comemoraram nesta sexta-feira, 3 de setembro, a execução bem sucedida da coleta da primeira amostra de rocha marciana pelo Perseverance. O procedimento em si aconteceu dois dias antes, na quarta-feira, mas a agência foi cautelosa para comemorar o feito. Uma tentativa neste sentido já havia sido feita no mês passado, em 6 de agosto, mas algo deu errado e as amostras simplesmente desapareceram.

Desta vez não houve problemas. A rocha foi perfurada e o rover tirou fotos das amostras dentro do tubo antes de levá-lo ao recipiente projetado para isso dentro de sua estrutura. Lá, as amostras ficarão armazenadas até que uma futura missão a Marte, provavelmente em conjunto com a Agência Espacial Europeia (ESA) possa trazê-las à Terra. Essa nova missão tem previsão inicial para concluir o resgate em 2030.

Imagem da rocha de Marte perfurada após a coleta de amostra. pelo rover "Percy" (Crédito: NASA)
Imagem da rocha de Marte perfurada após a coleta de amostra. pelo rover “Percy” (Crédito: NASA)

A coleta de amostras é umas das principais tarefas do rover Perseverance em Marte e a falha na primeira tentativa preocupou os técnicos. Eles temiam a existência de falhas insanáveis no sistema coletor. Depois de várias análises, no entanto, o comando da missão concluiu que tratou-se apenas de um problema de fragilidade da rocha em si, que acabou pulverizada na primeira tentativa de remoção.

A missão central do jipe-robô da NASA, com sua quase 1 tonelada de peso e alimentação por bateria nuclear, é tentar identificar a presença de vida no passado ou no presente do planeta Marte.

Rover Zhurong deverá “hibernar” por 50 dias

O jipe-robô chinês da missão Tianwen-1 completou 100 dias de operação na última semana, ocasião em que a Agência Espacial Chinesa (China National Space Administration – CNSA) divulgou novas imagens obtidas pelo rover Zhurong.

O rover Zhurong ultrapassou sua expectativa de vida de três meses com todas as suas tarefas predeterminadas concluídas em Marte, segundo a CNSA (Crédito CNSA)
O rover Zhurong ultrapassou sua expectativa de vida de três meses com todas as suas tarefas predeterminadas concluídas em Marte, segundo a CNSA (Crédito CNSA)

A missão toda é um enorme sucesso para a China, que em sua primeira tentativa de chegar a Marte colocou um orbitador em volta do planeta vermelho, entrou na atmosfera com um módulo de pouso e concluiu a chegada de seu rover são e salvo ao solo.

----publicidade----

Zhurong foi inicialmente projetado para concluir um período de 90 dias de pesquisas em Marte, mas com a saúde a pleno vigor, já ganhou uma extensão de vida. Depois de percorrer pouco mais de 1 km de trajeto na superfície marciana até agora, ele deve continuar em direção ao sul, explorando o que pode ser o fundo de um antigo oceano de Marte, na área de Utopia Planitia.

Foto panorâmica obtida pelo rover Zhurong, divulgada pela Agência Espacial Chinesa por ocasião da comemoração dos 100 dias de missão (Credito CNSA)
Foto panorâmica obtida pelo rover Zhurong, divulgada pela Agência Espacial Chinesa por ocasião da comemoração dos 100 dias de missão (Credito CNSA. Clique para ver em tamanho grande)

Neste momento, no entanto, as preocupações dos técnicos da agência espacial chinesa estão concentradas no período de hibernação ou standy by de 50 dias que o explorador deverá cumprir a partir de meados de setembro. Acontece que uma conjunção solar já prevista deve interromper as comunicações com a Terra e tanto o rover quanto o orbitador deverão entrar em modo de segurança neste período.

Concorrência de helicópteros em Marte?

Depois do sucesso do pequeno helicóptero robô marciano da NASA, o Ingenuity, agora foi a vez da China anunciar que deverá enviar ao planeta sua própria versão de explorador com a capacidade de voar na atmosfera de Marte.

----publicidade----

O projeto é um dos três escolhidos por um programa de incubação do Laboratório Nacional de Ciências Espaciais da China e uma foto do primeiro protótipo já foi publicada. A descrição que acompanha a apresentação do projeto destaca que ele deverá ser equipado com um espectrômetro, equipamento científico que poderia ser usado para mapear formações geográficas na paisagem marciana.

China deve mandar seu próprio helicóptero robo para Marte (foto Laboratório Nacional de Ciências Espaciais)
Foto no topo: primeiro projeto de três aprovados. China deve mandar seu próprio helicóptero robô para Marte (foto: Laboratório Nacional de Ciências Espaciais)

Curioso notar a extrema semelhança entre o protótipo de drone de duas hélices chinês e o robô de dupla hélice da NASA que atualmente auxilia e atua como olhos nas pesquisas do rover Perseverance a partir do ar.

________________

LEIA TAMBÉM:

Robô Perseverance consegue extrair oxigênio do planeta Marte

Histórico: helicóptero Ingenuity faz o primeiro vôo em Marte

NASA libera vídeo incrível da manobra de pouso do Perseverance em Marte

Documentos mostram que a CIA tentou visualizar remotamente a Federação Galáctica

Redação Vigília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

×