Viajante interestelar possui 14 vezes o tamanho da Terra e cauda de 160 mil km

Uma equipe de astrônomos da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, conseguiu no último dia 24 de novembro novas imagens do cometa 2I/Borisov, o segundo viajante interestelar a entrar em nosso Sistema Solar.
A foto, feita a partir do observatório Keck, no Havaí, revela que o cometa possui 14 vezes o tamanho da Terra e uma cauda de aproximadamente 160 mil km de comprimento.
“É humilhante perceber quão pequena é a Terra ao lado deste visitante de outro sistema solar”, disse o professor de astronomia de Yale Pieter van Dokkum.
O viajante interestelar 2I/Borisov
Apesar do tamanho da cauda o 2l/Borisov possui um corpo relativamente pequeno: algo em torno de 1,6 km de diâmetro. O viajante interestelar foi descoberto no final de agosto pelo astrônomo amador Gennadiy Borisov.
A análise da velocidade e trajetória revelou que o objeto intergaláctico chegou ao nosso sistema solar vindo de muito longe. Ele é o segundo “intruso” conhecido. O primeiro é o misterioso Oumuamua, visto pela primeira vez em outubro de 2017.
Os astrônomos identificaram a passagem de Oumuamua a tempo até que ele já estivesse de saída do nosso Sistema Solar. A “falha” impediu que mais estudos fossem feitos.
Um viajante interestelar perto de nós
Já o 2l/Borisov ainda está se aproximando e no dia 8 de dezembro estará muito próximo de nós. Ele passará pelo sol a uma distância de 186 milhões de milhas (300 milhões de quilômetros), cerca do dobro da distância entre a Terra e o sol (que é cerca de 150 milhões de milhas ou 150 milhões de quilômetros).
Até o final de 2020 o 2I/Borisov será facilmente detectado a partir da Terra, dizem os cientistas. Por essa época o cometa também estará visível no Hemisfério Sul.
“Os astrônomos estão aproveitando a visita de Borisov e usando telescópios como o Keck para obter informações sobre os blocos de construção de planetas em sistemas diferentes dos nossos”, explica Greg Laughlin, professor de astronomia de Yale.
__________________
Leia Também:
Imagens impressionantes mostram meteoro atingindo cidade russa (Vídeo)
Encontrados fragmentos de meteorito que caiu na Russia
Hubble faz primeiro registro do novo visitante interestelar (vídeo)
__________________
“Oumuamua e Borisov são apenas a ponta do iceberg interestelar”, dizem os astrônomos.
“Provavelmente há muitos visitantes navegando pelo nosso Sistema Solar sem serem detectados. Mas poderemos começar a ter uma ideia real do tamanho deste fenômeno quando alguns grandes novos observatórios – especialmente o Large Synoptic Survey Telescope – for inaugurado”, finalizam.
Veja AQUI o vídeo com a animação da passagem do cometa 2I/Borisov, o segundo viajante interestelar a entrar em nosso Sistema Solar.